quarta-feira, abril 26, 2006



Desde muito novo que na escola ouvia falar do 25 de Abril como um grande dia, para todos os Portugueses, e que tínhamos ganho a liberdade e que o povo era livre. Ora vejamos bem as coisas, não considero este dia assim tão importante quanto isso, a não ser o belo do feriado que todos aproveitamos para descansar e não andar nas celebrações que todos os anos decorrem, cada vez com menos apoiantes.
Agora, pensando pela minha própria cabeça, quando dizem que tinha sido bom para todos os Portugueses, considero essa afirmação falsa, o meu pai como muitos outros, ficaram sem nada com o processo de descolonização, e tiveram de regressar ao país e voltar a fazer a sua vida. Quando mencionam que não havia liberdade, a mensagem no meu ponto de vista, não é de todo verdade, visto que apenas não havia liberdade politica, de resto as pessoas podiam ter a sua vida normal. Ou concordam com a total bandalheira que existe na assembleia? Ou liberdade politica é poder ofender o primeiro-ministro, ministros ou qualquer outra figura politica?
Na minha opinião, o processo pós 25 de Abril, foi mal conduzido, com um interesse extremo de voltarmos a entrar numa ditadura, agora de esquerda, com o apoio da ex-URSS e de Cuba.
Para mim, liberdade é poder andar na rua sem medo e poder-me expressar à minha vontade sem ter que ofender, concordo no ponto em que talvez não fosse permitido fazer juízos de valor, mas neste momento estou a fazer uso da minha liberdade. Para mim liberdade não é ir para concertos, fumar o belo do charro, beber até cair para o lado, gritar jcp porque é bom ser-se de uma juventude partidária que não tem regras e ir-se para uma festa pseudo-não-partidária, em que os lucros servem para o partido, na qual o ideal é uma ditadura e que em toda a sua história não houve liberdade e sempre foi posto à força, aniquilando-se os inimigos.
Sei que este meu post, poderá não ser bem visto por alguns dos seus visitantes e ter logo uma conotação menos boa, mas é a minha opinião e se estamos num regime democrático, terá que ser aceite…

2 comentários:

Anónimo disse...

Em traços gerais, todo o teu post faz sentido e tens razão em algumas argumentações que teceste. Mas "escorregaste" na frase: "... visto que apenas não havia liberdade politica, de resto as pessoas podiam ter a sua vida normal...".
No contexto de todo o parágrafo que escreveste, em circunstância alguma poderás dizer "apenas não havia liberdade politica". "apenas"->parece que estás a minimizar, ou atenuar esse enorme condicionalismo.
Extremo esquerda é seguramente uma má ideologia. ("Extremo Anti-Esquerda também Bruno.)Vê o mundo com os teus olhos mas não percas o rumo.
Um abraço.

São Bento disse...

Ora pois bem ,meu amigo bruno, aki tens mais um post com carimbo de qualidade, mas ja sabes vais ter aqui um comentario de um "bloquista", tou a brincar, eu nao sou do bloco de esquerda, la por ja ter votado nao faz de mim um bloquista, simplesmente algumas ideias no meu ponto de vista, agradavam-me, mas isso tu ja sabes. Quanto ao 25 de Abril, foi um dia historico para o nosso país, pois o regime era tudo menos democratico, e ditadura , NAO! e claro tanto de esquerda como direita. Agora quanto ao processo, tudo bem...pode ter sido mal feito, mas talvez porque a liberdade era tao pouca que quando a sentiram exageraram, e quase que transformaram noutra ditadura, felizmente assim nao aconteceu e hoje, hoje não nos podemos quixar muito porque não nos falta metade do que faltou aos nossos pais e avós.

Por isso, digo : MBO VIVA A LIBERDADE

Um abraço e ve la se te deixas desses ataques as esquerda (mesmo que seja "estrema") porque assim vais fazer o mesmo que eles.