quarta-feira, maio 19, 2010

Explicação 10º ano de Economia (3)

Recessão é um período em que ocorre um grande declínio na taxa de crescimento económico de uma determinada região ou país. Resulta na diminuição da produção e do trabalho, dos salários e dos benefícios das empresas. Do ponto de vista dos empresários, recessão significa restringir as importações, produzir menos e aumentar a capacidade ociosa. Para o consumidor, significa restrição de crédito, juros altos e desestimulo para compras. Para o trabalhador, baixos salários e desemprego.
Tecnicamente, para que a economia de um país entre em recessão, são necessários dois trimestres consecutivos de queda no PIB. Se o PIB crescer pouco, pode-se falar até de estagnação económica, mas não de recessão.

Depressão consiste num longo período caracterizado por numerosas falências de empresas, crescimento anormal do desemprego elevado, escassez de crédito, baixos níveis de produção e investimento, redução das transacções comerciais, alta volatilidade do câmbio com deflação ou hiperinflação, e crise de confiança generalizada.

O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, cidades), durante um determinado período (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macro economia com o objectivo de quantificar a actividade económica de uma região.

Sem comentários: